Sofrer por antecipação é sofrer duas vezes.

Você sofre por antecipação?

Antecipar o sofrimento significa sofrer mentalmente antes que um determinado fato aconteça. É um mecanismo extremamente comum que gera ansiedade e tira a nossa paz interior. Pode acontecer de diversas formas.

Precisamos ficar atentos a esses tipos de pensamentos porque eles no tiram da única coisa que nós realmente temos, que é o momento presente. O futuro é só um pensamento. O passado também. Estamos sempre no agora. Mas sua mente pode estar sofrendo com um futuro que você nem tem certeza de como será.

Muitas vezes o sofrimento antecipado é muito maior do que o sofrimento que é gerado quando a coisa realmente acontece. Isso é muito comum no caso das preocupações. Já tive um cliente que ficava sempre imaginando que alguns problemas no trabalho iam levar a desgaste sérios, brigas e discussões. Isso lhe causava muito estresse e insônia. Mas quando o problema vinha a tona na equipe de trabalho, era sempre bem menos estressante do que ele havia imaginado. Ele caia nessa armadilha muitas vezes. Se deixava enganar pela sua mente que produzia muitos pensamentos negativos e tirava o seu foco do momento presente.

A preocupação, que é um mecanismo de antecipar o sofrimento, pode surgir de duas formas. A primeira é quando apenas imaginamos algo que não está programa para acontecer, mas que tem a chance de acontecer no futuro. Essas chances podem ser reais ou até bem remotas, quase inexistentes.

A segunda forma de preocupação é quando realmente existe algo programado pra acontecer. Por exemplo, quando está marcada uma reunião no trabalho, ou uma audiência na justiça. Nossa mente começa a focar nessas situações e saímos do momento presente. O ideal seria que nós apenas tomássemos todas as providências necessárias para que as coisas ocorressem da melhor maneira possível, e ficássemos em paz.
Em todos esses casos, o nosso sofrimento antecipado não ajuda a resolver os problemas. Com o aumento do estresse e da ansiedade a mente terá menos clareza para pensar nas soluções. É comum que as pessoas se sintam travadas e comecem a perder tempo procrastinando de tão ansiosas que ficam.

A nossa mente cria vários dessas antecipações, mas elas nos parecem tão normais que não nos damos conta. Parece normal se preocupar com o futuro dos filhos, com a violência, se vai ficar desempregado amanhã e etc… Quem não se preocupa, ou seja, que não sofre por antecipação com essas coisas pode até ser visto como irresponsável. Aliás, essa crença vai ser assunto pra outro texto… É importante deixar claro que você pode ser cuidadoso, sem a tensão da preocupação e do medo rodando por trás.

Katia Horpaczky
Psicóloga Clinica – Especialista em Sexualidade, Terapia de Casal e Família
Transtornos de Ansiedade, Depressão e Síndrome do Pânico
Atendimento psicológico Presencial ou Online

Autor: | 2018-05-09T14:56:49+00:00 maio 9th, 2018|Qualidade de Vida|0 Comentário

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário