Ansiedade Secreta

“Ansiedade secreta”, o distúrbio que ninguém além do próprio paciente consegue perceber

Batimentos cardíacos acelerados, fadiga, insônia e cansaço excessivo são apenas alguns dos vários sintomas mais conhecidos de uma crise de ansiedade. Pouca gente sabe, no entanto, que o transtorno pode se manifestar de diferentes formas, nem sempre tão óbvias. É o caso da “ansiedade secreta”.

Sintomas de “ansiedade secreta”
Também chamada de ansiedade de alto funcionamento, a ansiedade secreta é um distúrbio que ninguém além do próprio paciente consegue perceber porque é “mascarada” por sinais não tão comuns à doença. Confira os principais sinais de que uma pessoa sofre de ansiedade secreta, segundo o site Psychology Today:

1. A pessoa está sempre “preparada para o pior”, ou seja, costuma ser bastante organizada e tem um plano B para tudo. Inicialmente, a característica pode parecer positiva, mas invariavelmente causa desconforto e grande ansiedade.

2. Mesmo quando está em estado crítico de ansiedade, sofrendo por dentro, não demonstra e assume até uma postura firme.

3. A pessoa enxerga o mundo de forma diferente e tem dificuldade em reconhecer que uma suposta ameaça não é tão grave quanto parece.

4. O paciente não consegue relaxar e tem a necessidade de realizar alguma tarefa a todo momento. Os afazeres funcionam como uma espécie de distração para a ansiedade e dá a sensação de que ele está sempre no controle.

5. Quem sofre de ansiedade secreta normalmente é bastante proativo, perfeccionista e experimenta medo constante de decepcionar.

6. Dificuldade em viver o momento por achar que algo ruim esteja prestes a acontecer é outra característica comum de pessoas que sofrem da condição.

7. Cansaço excessivo, irritação e estresse são sentimentos experimentados praticamente todos os dias por pessoas que sofrem de ansiedade secreta, mesmo quando não demonstram.

Este artigo foi útil para você?

Katia Horpaczky
Psicóloga Clinica, Especialista em Transtornos de Ansiedade, Depressão, Síndrome do Pânico
Atendimento Psicologico OnLine ou Presencial

Autor: | 2018-07-03T15:07:25+00:00 julho 3rd, 2018|Qualidade de Vida|0 Comentário

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário