CASAMENTO: EXPECTATIVA X REALIDADE

“Grandes expectativas geram grandes frustrações”

Um resumo do que esperam os noivos antes do casamento, ou mesmo já nos primeiros meses da vida conjugal é mais ou menos o seguinte: o homem acredita que a mulher não vai mudar nunca, e ela acha que, com o tempo, conseguirá convencê-lo a mudar.

O “amor pra sempre” não se cumpre por si mesmo. Ele é construído, sustentado e erguido pelo casal, dia-a-dia, na paciência de aprender a conviver com o outro, no respeito aos limites do outro e de si próprio e na escolha de renovar o amor a cada nascer do sol. É preciso tomar posse dessa responsabilidade: é preciso ter vontade de amar. Só existirá “pra sempre” quando aprendermos a olhar a realidade de acordo com o que ela é, com o que ela se mostra. Quando aprendermos a acolher e aceitar o incerto, o imprevisível. Quando soubermos separar, portanto, aquilo que deve estar permanentemente sob nosso controle (a opção de amar!) daquilo que definitivamente não podemos controlar (o amanhã).

E pra terminar, recorro a uma célebre frase de Stephen Kanitz,: “O objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível mundo afora, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você prometeu amar para sempre.”

Katia Horpaczky
Psicóloga Clínica especialista em Relacionamentos Sexualidade e
Terapia de Casal.

By |2019-05-23T14:33:21+00:00maio 23rd, 2019|Relacionamentos|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment