Ansiedade: Como identificar

Ansiedade dá 21 sinais no corpo e na mente: aprenda a identificar.

Ansiedade generalizada: o que é?
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), da Associação Americana de Psiquiatria, o Transtorno de Ansiedade Generalizada é uma doença caracterizada por sentimentos exagerados de ansiedade e medo.

O distúrbio é tão excessivo que até o eventos banais se tornam motivo para preocupação, como pequenos afazeres no trabalho, finanças e atrasos.

Em consequência, surgem sinais de ansiedade psíquicos e físicos, frutos do esforço que o corpo tem de fazer pelo estado de alerta. Ainda de acordo com o manual, a maioria dos quadros dura seis meses, mas há aqueles que duram anos e o paciente tem grande dificuldade em controlar seu impulso ansioso.

Causas
Fatos que podem desencadear crises estão relacionados a eventos em que houve perda, como demissão de um emprego, morte de parente, perda de referências, de liberdade, etc. Também existem os eventos bons que desencadeiam ansiedade, como uma viagem tão desejada, casamento mudança de casa, nascimento de filho, maternidade.

Sintomas Psíquicos
Preocupação exagerada
Medo constante
Apreensão
Inquietude
Nervosismo
Dificuldade de concentração
Sensação de que algo ruim vai acontecer
Descontrole com os próprios pensamentos
Preocupação exagerada em relação à realidade

Sintomas Físicos
Dor ou aperto no peito
Fadiga
Palpitação no coração
Tontura
Sensação de que vai desmaiar
Falta de ar
Dor de barriga
Diarreia
Fala exageradamente rápida
Tensão muscular
Dor nas costas
Perturbação do sono

Ansiedade normal ou patológica?
A principal diferença do Transtorno de Ansiedade Generalizada da sensação normal é o prejuízo social. A ansiedade é tão intensa que atividades simples, como dormir e trabalhar, se tornam extremamente difíceis.

Diagnóstico
O diagnóstico é clínico, não conta com exames a não ser a percepção e investigação médica. O profissional mais qualificado é o psiquiatra.

Ansiedade tem cura?
Ansiedade tem cura por meio do tratamento adequado. É muito importante a adesão ao tratamento, muitas pessoas nao conseguem ter resultado pois não fazem terapia e deixam de tomar a medicação.

Tratamentos
Os principais meios para tratar os sintomas de ansiedade são o uso de medicamentos psiquiátricos, que podem ser ansiolíticos ou antidepressivos, e terapia com um psicólogo, a fim de aprender a controlar o impulso ansioso.
A prática de atividades física também é auxilia muito no controle da ansiedade, Yoga por exemplo.

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário!

Autor: | 2018-07-27T12:43:33+00:00 julho 27th, 2018|Qualidade de Vida|1 Comentário

Sobre o Autor:

Um Comentário

  1. Josiane julho 27, 2018 at 4:23 pm- Responder

    Muito bom este artigo. Me identifiquei com alguns sintomas. Obrigada pela ajuda.

Deixe um Comentário