Casais que trabalham juntos

O primeiro pensamento que surge com a idéia de um casal trabalhar junto é que isto viria a destruir seu casamento!

Vamos discutir algumas idéias, dicas e sugestões para aqueles que trabalham juntos ou estão querendo expandir suas parcerias de vida para a parceria nos negócios.

Problemas na relação do casal devem ser discutidos em casa, nunca no ambiente de trabalho.

Não misturar os papéis da relação amorosa com a relação profissional

A relação amorosa e a relação de trabalho possuem características bastante diferentes. A relação amorosa envolve um jogo em que o poder se alterna, um jogo em que sempre um pouco de mistério é bem-vindo. Já nas relações de trabalho o que tem de prevalecer é a transparência e a clareza.

O casal que trabalha junto deve fazer, a cada momento, uma avaliação do papel que lhe é solicitado para que o caos não seja instalado.

Casais que costumam ter muitos atritos devem pensar muito bem antes de se aventurarem a realizar uma segunda sociedade sem que a primeira esteja bem resolvida.

Cobrança. É por este motivo que os casais costumam brigar, quando o assunto é o trabalho. “Existe cobrança sobre a ausência, sobre coisas que o parceiro não está fazendo. Existem diferentes expectativas em cima do comportamento do outro”,

PRIORIZAR O RELACIONAMENTO
Embora haja um olhar atento sobre os negócios, jamais deixar que este mesmo olhar seja menos atento diante do relacionamento. Instituir formalmente algumas noites por mês quando é proibido falar de trabalho.

COMPETIR COM O MUNDO EXTERNO E NÃO UM COM O OUTRO.

CONFIAR UM NO OUTRO E COMPARTILHAR OS MESMOS OBJETIVOS
“Ser um colaborador não significa abrir mão daquilo que você é. Significa usar outra pessoa para se engrandecer ao mesmo tempo em que a outra pessoa também usa você para se engrandecer.”
Teoricamente, a colaboração melhora o relacionamento pessoal e íntimo, intensifica a intimidade e fortalece os vínculos.

ESCOLHER E DEFINIR AS TAREFAS DE CADA UM
• É preciso confiar nas suas próprias habilidades e nas do parceiro. Não é fácil definir as tarefas de cada um!
• É fundamental dividir as tarefas segundo o talento, as habilidades e o temperamento de cada um.
• É importante saber reconhecer se suas habilidades são complementares e adequadas para o negócio.

ESTABELECER UM PLANO POR ESCRITO COM A AJUDA DE UM ADVOGADO
Para os casais também casados com seus negócios é importante que:
• determinem o percentual da empresa que cada um terá
• definir seus papéis individuais no negócio
• prevenir-se para fatos desagradáveis: divórcio, morte, falência, dissolução da sociedade
• concordar com uma fórmula para determinar o valor da companhia para que possam compor um acordo de compra e venda se o casamento não der certo.

A relação sexual esfria quando se trabalha junto?

Conviver em harmonia requer atenção, sensibilidade e cuidado com o outro. Conviver simultaneamente numa relação amorosa e profissional requer, além de tudo isso, a habilidade de passar de um papel para o outro com a destreza de um equilibrista…

Vale a pena tentar, pode haver vantagens para o negócio… Vocês já se conhecem bem, já tem uma confiança estabelecida e assim, podem fazer julgamentos e tomar decisões com mais rapidez do que com outras pessoas. Mas, se algo não estiver indo bem tanto em casa como no trabalho, não hesite em procurar auxilio profissional, no caso um terapeuta de casal.

(*) Katia Horpaczky é Psicóloga Clinica
Especialista em Relacionamento, Sexualidade, Terapia de Casal e Família

Autor: | 2018-10-17T16:05:11+00:00 outubro 17th, 2018|Relacionamentos|0 Comentário

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário