Depressão e Suicídio

Depressão: a doença silenciosa que pode levar ao suicídio

De acordo com a OMS 15 a cada 100 pessoas com a doença decidem pôr fim a própria vida.

A depressão é uma doença grave que, se tratada corretamente, tem cura. Cerca de 60% a 80% dos casos podem ser tratados com medicação e psicoterapia.

Por se tratar de um problema que se agrava aos poucos, é comum que a doença seja diagnosticada em um quadro já avançado, e as vezes, não sendo tratada com a devida importância. O maior problema é que em apenas 30% dos casos os pacientes recebem um tratamento adequado, e o agravamento da doença pode levar a pessoa portadora ao suicídio.

De acordo com a OMS, de cada 100 pessoas com depressão, 15 delas decidem colocar fim a própria vida. Nesses casos mais extremos, em que ocorre tentativas de suicídios ou, até mesmo o suicídio, a pessoa diagnosticada não necessariamente deseja pôr fim a própria vida, mas pedir desesperadamente por socorro.

Para identificar os sintomas é necessário prestar atenção, principalmente, em sintomas como tristeza e angústia contínuas, sentimento de culpa, e disposição para praticar atividades que antes lhe davam prazer. Alguns sintomas físicos também são identificadores da doença, como alterações no sono, no peso, dores de cabeça e até esquecimentos. Além disso, a pessoa com depressão pode começar a executar algumas atividades que lhe proporcione uma fuga do estado depressivo, como desenvolver vícios em bebidas alcoólicas ou outras drogas.

As pessoas que estão clinicamente deprimidas, ou as que são apenas mais vulneráveis à depressão, costumam excluir os acontecimentos positivos em sua vida e selecionam os negativos. No geral ficam literalmente ruminando as experiências ruins, que parecem “não sair da cabeça”.
Situações de estresse, de rejeição, lidar com preconceitos no caso de gays e enfrentamento social. Pessoas deprimidas são quase sempre perfeccionistas, acreditam que seu comportamento nunca é tão bom quanto gostariam que fosse. Avaliam suas ações com tal nível de exigência que tornam quase impossível alcançar suas metas e satisfazer as expectativas dos outros. . Se não conseguem, logo se punem.
São comuns também pensamentos de morte e morrer.

Se você está se sentindo assim, procure ajuda profissional.
Você não está sozinho nessa!

Psicoterapia com medicação produz ótimos resultados.

Autor: | 2018-02-01T18:12:49+00:00 janeiro 19th, 2018|Relacionamentos|0 Comentário

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário